Consequências de Ruptura de estoque

Ruptura de estoque

Consequências de Ruptura de estoque

A Ruptura de estoque é conhecida e temida por 99,9% dos profissionais do Trade Marketing, nos dias de hoje, onde o espaço no ponto de venda é extrema disputado, uma marca não pode se dar ao luxo te ter rupturas de estoque.

O Termo ruptura de estoque ficou conhecido pelos profissionais de varejo e do Trade Marketing para definir a ausência do produto no ponto de venda. A Ruptura de estoque se deve a diversos fatores, os mais conhecidos são:

  • Atraso na entrega dos produtos (Problemas de distribuição, fabricação e estoque da indústria).
  • Falta de atenção dos encarregados do departamento de compras e representantes comerciais.
  • Aumento de demanda inesperada.
  • Estoque virtual (Quando o produto consta no sistema na loja mas não está no estoque).

Antigamente, quando se falava de ruptura de estoque, o assunto não era tão assustador, a mentalidade era que o consumidor voltaria outro dia para comprar, ou que apenas uma venda seria perdida, em outros tempos o varejo e a indústria não tinham tantos concorrentes como hoje em dia.

Os tempos mudaram, hoje o varejo tem diversos concorrentes disputando um espaço na cabeça do consumidor, como por exemplo os hiper mercados, além da concorrência com os outros hiper mercados ainda tem o varejo de bairro, quitandas, lojas virtuais etc. e as marcas que antigamente enfrentavam poucos concorrentes, hoje lutam por um espaço mínimo no ponto de venda.

ponto de venda

Consequência de Rupturas de estoque – Vendas

O perfil do consumidor mudou, hoje ele quer tudo para ontem, o cliente não vai deixar o mercado sem adquirir o item que pretendia comprar, e hoje em dia o consumidor não tem mais aquele hábito de estocar produtos na sua casa, na grande maioria das residências a compra é feita de forma semanal.

Consequência de Rupturas de estoque – Conflito com o varejo

Se um produto passa por constantes problemas de ruptura de estoque o relacionamento com o varejo fica abalado, o varejista sabe que se o consumidor não encontrar o produto que quer, pode mudar o hábito e começar a frequentar outros pontos de venda.

Não é incomum o varejo simplesmente expulsar marcas que não tem giro ou apresentam problemas de estoque.

Consequência de Rupturas de estoque – Fidelidade

ruptura de estoque

Muitos consumidores herdaram suas preferências de marcas do seus pais, avós e como de costume seguem fiel a marca, mas uma vez que sua marca apresenta problemas de Rupturas de estoque o consumidor pode experimentar a marca do concorrente e fazer a troca.

Alguns produtos tem o Lifetime Value altos, são produtos que o consumidor utiliza a vida toda, já imaginou quanto dinheiro isto representa?

Rupturas de estoque devem ser levadas a sério, como um dos principais itens do check list de vendas e Marketing. Quantidade de Rupturas é um dos principais indicadores de desempenho KIP do Trade Marketing.

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